sexta-feira, 22 de março de 2013

Manipulação midiática - por trás de cada matéria um negócio a defender

Por Rodrigo Priesnitz


No dia 10 de março de 2013 o Fantástico apresentou uma reportagem denúncia sobre a total falta de higiene em matadouros clandestinos e outros nem tão clandestinos assim. Segundo a reportagem 30% da carne consumida no Brasil é proveniente de matadouros em condições sanitárias degradantes. 

Veja a reportagem completa:

Para quem, assim como eu, vive ou viveu em municípios do interior não chega a ser uma novidade. Acredito que talvez seja maior do que os 30% afirmados. Mas não se resume a pequenos mercados e açougues familiares como a matéria insinuou. Quem nunca comprou carne em grandes redes de supermercados e depois, já em casa, percebeu que a mesma estava estragada, imprópria para consumo?

Pois bem. No momento que assistia a reportagem, me peguei imaginando uma teoria conspiratória onde a Rede Globo tentava atrapalhar mais uma vez o sucesso do governo da Dilma, impondo restrições a venda de carnes na exportação. Meu senso de controle do "id" apitou e tratei de me auto policiar e encerrar a confabulação antes de começar a acreditar de fato na existência de tal conspiração.

No entanto, para minha surpresa, hoje (22/03/2013) no intervalo do Globo Repórter (programa que algumas vezes se supera com assuntos interessantes e aparentemente livres de tentativas manipuladoras) assisti a uma propaganda do Friboi. Confesso que nem me toquei. Nesse momento estava em Estado de Coma, como o mestre Içami Tiba já definiu “aquele momento em que os homens dormem de olhos abertos, alheios a qualquer coisa que aconteça à sua volta”. Quem fez a relação foi a minha companheira. Plim Plim.
 Veja o Comercial da Friboi:


Nesse momento entendi que havia sim, algum interesse obscuro naquela reportagem investigativa sobre a crueldade e falta de higiene em abatedouros clandestinos. Só não consegui decifrar ainda qual a verdadeira intenção da dedicação de todo aquele espaço nobre no horário de domingo à noite. Se era para lucrar com a corrida das grandes redes frigoríficas aos investimentos em campanhas de marketing, para assegurar aos consumidores que os seus produtos tem procedência de instalações padronizadas e aprovadas por todos os milhares de leis e normas de sanidade ou, se a reportagem veio justamente a pedido destas redes para manipular a Classe C, cada vez mais robusta e disposta a gastar com qualidade, a comprar produtos embalados e certificados com as suas marcas.

Aguardemos mais alguns dias. Mas que me sirva a lição. Quando meu cérebro tentar me iludir a não acreditar que existe alguma coisa por trás de uma reportagem da Rede Globo, que nesse momento eu duvide dele.

*Rodrigo Priesnitz é Tecnólogo em Gestão Pública, militante e filiado ao Partido dos Trabalhadores e experimenta a atividade de 
Blogueiro Sujo.
PS - Alguns jornalistas que cobrem notícias do meio político de Goiás entenderam que a campanha da Friboi tem intenção subliminar. Clique no linke para saber mais:
http://goias24horas.com.br/2258-novo-comercial-da-carne-friboi-seria-propaganda-politica-subliminar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Ponta Esquerda não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas.