Por Rodrigo Priesnitz
No dia 10 de março de 2013 o Fantástico
apresentou uma reportagem denúncia sobre a total falta de higiene em matadouros
clandestinos e outros nem tão clandestinos assim. Segundo a reportagem 30% da
carne consumida no Brasil é proveniente de matadouros em condições sanitárias
degradantes.
Veja a reportagem completa:
Para quem, assim
como eu, vive ou viveu em municípios do interior não chega a ser uma
novidade. Acredito que talvez seja maior do que os 30% afirmados. Mas não
se resume a pequenos mercados e açougues familiares como a matéria insinuou.
Quem nunca comprou carne em grandes redes de supermercados e depois, já em
casa, percebeu que a mesma estava estragada, imprópria para consumo?
Pois bem. No
momento que assistia a reportagem, me peguei imaginando uma teoria conspiratória
onde a Rede Globo tentava atrapalhar mais uma vez o sucesso do governo da
Dilma, impondo restrições a venda de carnes na exportação. Meu senso de
controle do "id" apitou e tratei de me auto policiar e encerrar a
confabulação antes de começar a acreditar de fato na existência de tal conspiração.
No entanto, para
minha surpresa, hoje (22/03/2013) no intervalo do Globo Repórter (programa que
algumas vezes se supera com assuntos interessantes e aparentemente livres de
tentativas manipuladoras) assisti a uma propaganda do Friboi. Confesso que nem
me toquei. Nesse momento estava em Estado de Coma, como o mestre Içami Tiba já
definiu “aquele momento em que os homens dormem de olhos abertos, alheios a
qualquer coisa que aconteça à sua volta”. Quem fez a relação foi a minha
companheira. Plim Plim.
Veja o Comercial da Friboi:
Nesse momento
entendi que havia sim, algum interesse obscuro naquela reportagem investigativa
sobre a crueldade e falta de higiene em abatedouros clandestinos. Só não
consegui decifrar ainda qual a verdadeira intenção da dedicação de todo aquele
espaço nobre no horário de domingo à noite. Se era para lucrar com a corrida
das grandes redes frigoríficas aos investimentos em campanhas de marketing,
para assegurar aos consumidores que os seus produtos tem procedência de
instalações padronizadas e aprovadas por todos os milhares de leis e normas de
sanidade ou, se a reportagem veio justamente a pedido destas redes para
manipular a Classe C, cada vez mais robusta e disposta a gastar com qualidade, a
comprar produtos embalados e certificados com as suas marcas.
Aguardemos mais
alguns dias. Mas que me sirva a lição. Quando meu cérebro tentar me iludir a
não acreditar que existe alguma coisa por trás de uma reportagem da Rede Globo,
que nesse momento eu duvide dele.
*Rodrigo Priesnitz é Tecnólogo em Gestão Pública, militante e filiado ao Partido dos Trabalhadores e experimenta a atividade de
Blogueiro Sujo.
PS - Alguns jornalistas que cobrem notícias do meio político de Goiás entenderam que a campanha da Friboi tem intenção subliminar. Clique no linke para saber mais:http://goias24horas.com.br/2258-novo-comercial-da-carne-friboi-seria-propaganda-politica-subliminar/
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