Por Rodrigo Priesnitz*
Toledo recebeu uma visita ilustre nesta quinta-feira, 18 de abril. O ex-prefeito de Guarulhos/SP, Elói Pietá, foi o convidado especial do vereador toledano Adriano Remonti para a etapa inaugural do 1º Ciclo de Diálogos Petistas que o mandato realizou no Auditório da Unioeste, Campus Toledo.A participação de estudantes, professores, representantes de movimentos sociais, militantes e dirigentes petistas fez do evento uma boa oportunidade para debater o Brasil, os governos de Lula e da Presidenta Dilma e o Partido dos Trabalhadores. Entre as autoridades presentes, o deputado estadual Elton Welter, os vereadores toledanos Marcos Zanetti e Genivaldo Paes, o vereador de Ouro Verde do Oeste Lucian Dierings e a Secretária de Políticas para Mulheres do município de Toledo Maria Cecília Ferreira.
A chegada
Elói chegou na cidade a tarde e teve oportunidade de conhecer alguns bairros, o feitio das moradias,
arquitetura, organização urbana e alguns prédios e espaços públicos. Foi recebido no escritório regional do deputado Elton Welter com um mate bem cevado, pois é gaúcho dos bons, daqueles que guardam no peito e nas veias o sangue bem gaudério. E foi uma roda de chimarrão bem animada, com um bom papo sobre temas relevantes e particularidades da cultura paranaense.
O início da caminhada
Começou sua militância ao se alistar nas colunas da legalidade do governador Leonel Brizola e defendeu barricadas em frente ao Palácio Piratini para garantir a posse do Presidente João Goulart. Estudante de Direito da Federal do Rio Grande do Sul, não pode concluir os estudos conforme o planejado. A ditadura militar impediu seus planos. Militante da POLOP (Organização Revolucionária Marxista - Política Operária), entrou na clandestinidade e após a Anistia se radicou em Guarulhos/SP. A POLOP foi uma organização militante de esquerda de grande importância para a história contemporânea do Brasil, foi responsável pela manifestação dos interesses da classe trabalhadora do país e uma grande fonte de resistência ao regime militar, dando origem a diversas outras organizações de luta contra a ditadura.
Mandatos
Elói Pietá foi vereador de Guarulhos, Presidente da Câmara Municipal, deputado estadual por dois mandatos e prefeito eleito e reeleito. Foi fundador do PT e até recentemente ocupou a Secretaria Geral do Diretório Nacional.
Rádio Integração
Uma breve participação no Jornal da Integração, 2ª edição, com Edna Nunes promovendo um excelente debate sobre os assuntos de maior interesse na política nacional. A Rádio Nova Integração dá uma verdadeira aula de democracia ao uso do espectro eletromagnético. Produz e fornece aos ouvintes o melhor do jornalismo.
Visita ao Prefeito Beto Lunitti
O prefeito Beto Lunitti, acompanhado do Assessor Especial de Captação de Recursos, Luiz Carlos
Balcewicz e da Secretaria de Políticas para Mulheres, Maria Cecília Ferreira, recebeu a comitiva que acompanhava o companheiro Elói Pietá em seu gabinete, mais uma vez, com um belo chimarrão. Uma conversa franca e aberta sobre os primeiros cem dias da administração, com troca de experiências entre o novo prefeito e aquele tarimbado, detentor de dois mandatos bem sucedidos a frente da prefeitura de Guarulhos, uma das maiores cidades da Grande São Paulo. Beto agradeceu as dicas recebidas e convidou o ex-prefeito a voltar a Toledo.
Diálogos Petistas
O Primeiro Ciclo de Diálogos Petistas é uma iniciativa do mandato coletivo do vereador Adriano Remonti. Estão programadas mais duas atividades para o ano de 2013. O próximo convidado é o dirigente nacional do PT Valter Pomar, Doutor em História Econômica. Ainda sem data definida, é provável que aconteça em junho.
Grupo de Análise de Conjuntura
A plenária com Elói Pietá teve um debate enriquecido. Fez reavivar o espírito formulador dos companheiros que, ávidos pela vontade de dialogar e debater idéias, encaminharam a criação de um Grupo de Análise de Conjuntura. O grupo se reunirá uma vez por mês para exercitar a análise de conjuntura. Todos os interessados são bem vindos.
*Rodrigo Priesnitz é Tecnólogo em Gestão Pública, militante e filiado ao Partido dos Trabalhadores e experimenta a atividade de
Blogueiro Sujo.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Ponta Esquerda não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas.